Projeto Descarte Consciente

projeto descarte consciente

 

O projeto "Descarte Consciente” - Promovendo a Sustentabilidade através da Educação Ambiental" é uma iniciativa vinculada a Empresa fornecedora de tintas INDUTEX DE MERITI, e apoiado pela MRV Engenharia. O projeto tem como objetivo principal o descarte consciente das barricas de tintas e massas promovendo sustentabilidade e caridade.

 

OBJETIVOS

Disseminar técnicas e hábitos sustentáveis através da Educação Ambiental, colaborando para a formação de cidadãos responsáveis e ativos.


Objetivos Específicos:

Fundamental para o sucesso do Projeto é estimular a reflexão e capacitar os funcionários a de envolverem nestas práticas sustentáveis, notadamente no canteiro de obras do GRUPO MRV, bem como seus parceiros terceirizados, efetivar a preservação das embalagens (barricas), a fim de mantê-las secas, limpas gerando razoáveis condições de reaproveitamento.

Otimizar o custo com frete retorno, viabilizando o binômio quantidade de embalagens x custo benefício, onde;

O custo do frete retorno tem por foco principal permitir um ganho que se iguale no mínimo ao desenho do Projeto Social que a INDUTEX propõe implementar + Reaproveitamento das embalagens.

Um eventual resíduo dos recursos nos permitiria destiná-lo à SUSTENTABILIDADE ECONOMICA AMBIENTAL.

Divulgar trimestralmente os resultados obtidos.

Todas as coletas serão planilhadas e detalhadas, permitindo indicar o ranking das obras mais bem sucedidas e alinhadas ao projeto e além disso o canteiro de obras envolvido e que se destacar receberá um reconhecimento formal de nossa Empresa e eventualmente do próprio GRUPO MRV.

 

JUSTIFICATIVA

Uma grande parte do lixo produzido pela população brasileira não tem o destino correto, resíduos que poderiam ser reciclados, o que economizaria matéria prima, energia e água, são descartados junto com a coleta de lixo convencional, e vão parar em lixões, aterros controlados ou aterros sanitários e ficam ali meses, anos e até séculos para se decompor. Esse fato deve-se, principalmente, a falta de conscientização por boa parte da população. A separação do lixo reciclável, além de diminuir a carga de resíduo jogada na natureza ainda pode gerar uma economia de escala para ambas as empresas envolvidas.

Sabendo que as obras são grandes geradoras de resíduos sólidos, é importante trabalhar para envolvermos os funcionários e na prática aplicarmos a teoria de SUSTENTABILIDADE ora desenvolvida, para mudarmos uma preocupante situação e criar novos hábitos.


DESTINAÇÃO PRINCIPAL DOS RESULTADOS POSITIVOS

 

INSTITUIÇÃO DE APOIO À CRIANÇA ESPECIAL VITÓRIA – IACEV

É uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em 28 de Outubro de 2008 e localizada no município de São João de Meriti na cidade do Rio de Janeiro. Inscrita no CNPJ: 13.002.333/0001-00. Inscrita no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, de Utilidade Pública sob o regime da Lei 8069 de 13/07/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente -ECA.

A IACEV foi criada por um grupo de amigos sensibilizados com as dificuldades dos pais nos centros de reabilitação e fisioterapia de tratamento de seus filhos. Tem como finalidade dar apoio à crianças e adolescentes especiais e suas famílias que vinham da periferia do Rio de Janeiro, do interior e/ou de outros Estados para realizar tratamentos nos hospitais especializados.

Antes mesmo da criação deste projeto, já realizamos o atendimento de acompanhamento e apoio nutricional a crianças e o adolescente especial.

A IACEV é mantida através de doações voluntárias da sociedade civil, campanhas, bingos sociais e eventos. Apesar das dificuldades encontradas no cotidiano, as nossas ações, tem proporcionado melhoria da situação em que se encontram as crianças e adolescentes assistidos e acompanhados.

 

METODOLOGIA

Estimular a preservação das Barricas da empresa de tintas INDUTEX.

Após a utilização das Barricas a empresa de tintas INDUTEX se compromete em retirar as barricas das obras sem custo de frente e reverter o valor R$0,50 por barrica retirada em bom estado de conservação para as instituições acima descritas.

O envolvimento das equipes de trabalho e funcionários da MRV Engenharia é fundamental, pois os mesmos precisam se esforçar para preservarem as Barricas em bom estado de conservação, promovendo assim hábitos sustentáveis.

Para um bom funcionamento da coleta, os funcionários de ambas as empresas precisam incentivar toda equipe de trabalho explicando brevemente a importância d conservação e  separação das barricas, bem como realizá-la corretamente. A capacitação dos funcionários da empresa tornará a atividade mais segura, visto que o manejo correto das barricas aumentará as doações para as instituições.

 

VIABILIDADE DO PROJETO

A viabilidade do projeto consiste em zerar custos de frete da empresa com a retirada das barricas. Incentivar os funcionários na preservação das mesmas e ainda ajudar com nossa parceria e esforço a instituição de caridade.

A empresa de tintas INDUTEX e a MRV Engenharia juntamente com sua rede de colaboradores formam uma parceria de sucesso, no Projeto Descartes Consciente.

Viabilidade do projeto

Por último destacarmos a necessidade do GRUPO MRV, torne-se o outro braço deste projeto, indicando nominalmente seus interlocutores à envolver. Caso deseje a implementação imediata nos termos propostos ou com pequenas alterações julgadas necessárias, mas que não alterem a essência deste ambicioso, mas bastante consistente projeto, estaremos aptos a estuda-las. Uma rápida e ágil definição certamente estará indo de encontro a uma pequena contribuição na preservação do ambiente que a cada minuto se corrói no planeta.

Desde já agradecemos um provável engajamento do GRUPO MRV, tendo a certeza que essa iniciativa contribuirá para a preservação do meio ambiente, minimizando ainda que de forma ínfima um futuro próspero, e em específico nesta questão ambiental não propalada mundialmente.

 

“Estamos propondo de forma singela apenas uma pequena parcela que nos cabe na preservação ambiental, na certeza de que podemos mais.”

 

IACEV